Por que o fio de nicromo não aceita a solda comum?
Por que o fio de nicromo não aceita a solda comum?
Contenidos
arame nicromo para solda à vista
Por que você não enrola os dois fios? Eu nunca soldei meus e-matches. Apenas enrolo o nichrom em torno de uma das conexões várias vezes, depois faço o mesmo com outra conexão e não há necessidade de solda. Mergulhe-o em H3 com NC e você tem um ematch rápido e barato.
Por que você não o embrulha ao redor dos dois fios? Eu nunca soldei meus e-matches. Eu apenas enrolo o nichrom em torno de uma das conexões várias vezes, depois faço o mesmo com outra conexão e não há necessidade de solda. Mergulhe-o em H3 com NC e você tem um ematch rápido e barato.
Melhor ainda, se você conseguir pegar alguns cabos de cobre de par trançado “cat 45” (aqueles cabos ethernet azuis antigos – há cerca de 8 pares trançados? dentro), então use um alicate de pontas serrilhadas para colocar ranhuras no fio, eles são de cobre macio. Isso ajudará a “agarrar” o fio de nicromo enquanto você torce. Não é necessária solda.
Receio que você precise procurar por solda de estanho/chumbo velho com um núcleo de colofónia. O advento da solda sem chumbo começou a colocar uma data de validade em coisas simples como resistências, porque o componente chumbo manchado e depois o chumbo livre com bioslime para fluxo simplesmente não conseguiu fazer juntas soldadas.
arame para soldagem
Estou tentando fazer um aquecedor de ambiente. É composto de algumas bobinas de fio de nicromo conectadas em paralelo entre si e em série com um regulador para controlar a tensão. Também estou tendo um transformador de passo para baixo conectado em paralelo com esta configuração, alimentando um pequeno dc-motor para girar um rotor e empurrar o ar para fora. Eu estava me perguntando como poderia conectar as bobinas de fios de nichromo aos meus fios de cobre regulares que estou usando para conectá-los ao resto do circuito sem o derretimento do cobre na junção dos dois fios onde o nichromo quente terá uma temperatura maior que o ponto de derretimento do cobre. Como faço para juntá-los sem que isso aconteça? Ainda não tentei isto, mas acho que é isto que vai acontecer se eu o fizer. Alguma idéia?
Fixe os dois fios em extremidades opostas de uma tira maior de metal usando parafusos ou solda. A tira de fixação pode ser de aço inoxidável ou algo que não corroerá ou será danificado pela temperatura mais alta no ponto de fixação do nichromo. A tira de fixação precisa ser suficientemente grande para que não fique muito quente da corrente e para que a temperatura no ponto de fixação do cobre seja aceitável para o fio de cobre. O fio de cobre pode precisar de um isolamento de alta temperatura próximo ao ponto de fixação.
fio nichromo crimpado
Estou tentando construir um aquecedor baseado em fio de níquel-cromo 80%/20% (nicromo) para aquecer tubos de soluções para uma instalação de pesquisa eletrofisiológica. O plano era envolver um comprimento de nicromo ao redor de cada tubo, depois acorrentar os tubos em série unindo cada extremidade do nicromo a um pequeno pedaço de fio de engate com um conector dourado na extremidade.
MAS eu apenas tentei soldar um comprimento de fio de engate ao nichromo e descobri que o nichromo não aceitaria de forma alguma minha solda padrão de chumbo com núcleo de colofónia. Estou usando um ferro Weller a cerca de 400°C (750°F), mas brincar com a temperatura não fez diferença, exceto por aumentar minha frustração. Minha suspeita é que preciso usar algum outro tipo de solda, ou se a técnica de solda for muito incômoda, alguma outra forma de unir o nichromo ao circuito. Quais são as minhas opções para que este material de nichromo funcione bem?
ATUALIZAÇÃO: Obrigado por todas as respostas. Acabei usando um tipo de conector dourado que tínhamos por perto onde eu podia prender o fio de nicromo enchendo o buraco para o fio com solda. Espero que isto se aguente.
solda de prata
Use fios de cobre para estender o comprimento do fio. O fio de nichromo não solda bem. Você pode limpar bem as extremidades do fio com, por exemplo, lixa e depois torcer o fio de cobre ao redor das extremidades. Você PODE soldar esta combinação, mas com cobre razoavelmente grosso você pode dobrar o fio sobre a junta e crimpá-lo junto. A adição de um conector de parafuso ajuda, mas neste caso aumenta a massa térmica e torna o aquecimento muito mais difícil. Você pode obter fluxos que ajudam na soldagem, mas isto não deve ser necessário para a experimentação.
Uma típica bateria “super pesada” de 9V sairá talvez 1,5A em curto-circuito total desbotando aproximadamente linearmente até 300 mA em 40 S. Net Ah de bateria sob estas condições é de cerca de 10 – 20 mAh. [Pergunte-me como eu sei 🙂 ].