Faz mal fumar charuto?
Faz mal fumar charuto?
Contenidos
os charutos são piores do que os cigarros vermelhos
Além disso, o maior tamanho da maioria dos charutos (mais tabaco) e o maior tempo de fumo resultam em maior exposição a muitas substâncias tóxicas (incluindo monóxido de carbono, hidrocarbonetos, amônia, cádmio e outras substâncias).
Sim. Mesmo se a fumaça não for inalada, altos níveis de nicotina (o químico que causa dependência) ainda podem ser absorvidos pelo organismo. Um fumante de charutos pode obter nicotina por duas vias: por inalação nos pulmões e por absorção através do revestimento da boca. De qualquer forma, o fumante fica viciado na nicotina que entra no corpo.
Os produtos de reposição de nicotina, ou terapia de reposição de nicotina (NRT), entregam doses medidas de nicotina no corpo, o que ajuda a aliviar o desejo e os sintomas de abstinência freqüentemente sentidos pelas pessoas que tentam parar de fumar. Evidências fortes e consistentes mostram que a NRT pode ajudar as pessoas a parar de fumar cigarros (4). Pesquisas limitadas foram concluídas para determinar a utilidade do NRT para as pessoas que fumam charutos. Para obter ajuda para parar de fumar, pergunte a seu médico ou farmacêutico sobre o NRT, bem como sobre aconselhamento individual ou em grupo, linhas telefônicas para parar de fumar, ou outros métodos.
o que é considerado tabagismo moderado
A venda de charutos nos Estados Unidos vem aumentando nos últimos seis anos. O fumo de charutos é um fator de risco conhecido para certos tipos de câncer e para doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC). Entretanto, ao contrário da relação entre o tabagismo e as doenças cardiovasculares, a associação entre o fumo de charutos e as doenças cardiovasculares não foi claramente estabelecida.
Realizamos um estudo de coorte entre 17.774 homens de 30 a 85 anos de idade na linha de base (de 1964 a 1973) que estavam inscritos no plano de saúde Kaiser Permanente e que relataram que nunca fumaram cigarros e que atualmente não fumavam cachimbo. Aqueles que fumaram charutos (1546 homens) e aqueles que não fumaram (16.228) foram seguidos desde 1971 até o final de 1995 para uma primeira hospitalização ou morte por uma grande doença cardiovascular ou DPOC, e até o final de 1996 para um diagnóstico de câncer.
Na análise multivariada, os fumantes de charutos, em comparação com os não fumantes, apresentavam maior risco de doença coronariana (risco relativo, 1,27; intervalo de confiança de 95%, 1,12 a 1,45), DPOC (risco relativo, 1,45; intervalo de confiança de 95%, 1. 10 a 1,91), e cânceres do trato aerodigestivo superior (risco relativo, 2,02; intervalo de confiança de 95%, 1,01 a 4,06) e pulmão (risco relativo, 2,14; intervalo de confiança de 95%, 1,12 a 4,11), com evidência de efeitos dose-resposta. Parecia haver uma relação sinérgica entre o fumo de charutos e o consumo de álcool com relação ao risco de câncer orofaríngeo e câncer do trato aerodigestivo superior.
fumo ocasional de charutos
Algumas pessoas vêem o cigarro como um luxo glamouroso e compram produtos premium para as noites de charuto. Após anos de declínio, o consumo anual de charutos quase dobrou de 6,2 bilhões de charutos em 2000 para 12 bilhões em 2016.1
Antes em grande parte domínio dos homens mais velhos, o fumo de charutos agora também é popular entre os adolescentes, já que 7,7% dos estudantes do ensino médio relatam fumar charutos, incluindo 6,3% de estudantes do sexo feminino.2 Na verdade, uma porcentagem maior de estudantes do ensino médio do que os adultos dizem que fumam charutos, com charutos com sabor que provavelmente impulsionam o apelo dos jovens.3
Infelizmente, este hábito não só pode levar a problemas de saúde bucal, mas também é viciante e pode ser tão perigoso quanto fumar cigarros. Os adolescentes são especialmente vulneráveis ao vício da nicotina.
Enquanto o tabaco de cigarro é embrulhado em papel, o tabaco de cigarro é embrulhado em mais tabaco, muitas vezes uma folha de tabaco. Um charuto grande pode conter tanto tabaco quanto um maço de cigarros.8 Como a nicotina na fumaça do charuto é absorvida através dos tecidos que revestem a boca, os charutos podem ser viciantes – mesmo quando a fumaça não é inalada.
os charutos são ruins para você de vez em quando
É uma concepção errônea comum que fumar charutos é menos arriscado do que fumar cigarros. Isto não é verdade. Os charutos não são mais seguros do que os cigarros, mas como são usados de forma diferente, os riscos à saúde são um pouco diferentes.
Essas diferenças nos hábitos de fumar explicam porque os fumantes de charutos estão geralmente expostos a menos venenos e carcinógenos presentes nos charutos do que os fumantes de cigarro a toxinas semelhantes nos cigarros.
A fumaça do charuto quebra-se na saliva, permitindo que o fumante absorva facilmente a nicotina através do revestimento da boca em quantidades suficientes para causar dependência, mesmo que a fumaça não seja inalada. E, a quantidade de nicotina em um único charuto é muitas vezes maior do que a quantidade encontrada em um cigarro.
A fumaça segunda de charutos varia da fumaça dos cigarros por algumas razões. Primeiro, o processo de fabricação dos charutos requer um período de fermentação. Durante este tempo, são produzidas altas concentrações de nitrosaminas específicas do tabaco (TSNAs). As TSNAs são alguns dos compostos mais cancerígenos conhecidos pelo homem.