Faz mal fumar 10 cigarros por dia?
Faz mal fumar 10 cigarros por dia?
Contenidos
1 cigarro por dia efeitos
Resultados: O risco relativo ajustado (intervalo de confiança de 95%) em fumantes de 1-4 cigarros por dia, nunca fumantes como referência, de morrer de doença isquêmica do coração foi de 2,74 (2,07 a 3,61) em homens e 2,94 (1,75 a 4,95) em mulheres. Os números correspondentes para todo câncer foram 1,08 (0,78 a 1,49) e 1,14 (0,84 a 1,55), para o câncer de pulmão 2,79 (0,94 a 8,28) e 5,03 (1,81 a 13,98), e para qualquer causa 1,57 (1,33 a 1,85) e 1,47 (1,19 a 1,82).
Conclusões: Em ambos os sexos, fumar 1-4 cigarros por dia estava associado a um risco significativamente maior de morrer de doenças isquêmicas do coração e de todas as causas, e de câncer de pulmão nas mulheres. Os formuladores de políticas de controle do fumo e os educadores de saúde deveriam enfatizar mais fortemente que os fumantes leves também põem em risco sua saúde.
Numerosos estudos populacionais relataram uma forte relação dose-resposta entre o consumo de cigarros e doenças graves. Na maioria dos estudos, entretanto, o grupo de consumo mais baixo foi fixado em 1-9 ou 1-15 cigarros por dia. Pode-se argumentar que os fumantes nesses grupos se agruparam perto do limite superior desse intervalo de consumo e que um valor limite pode ser encontrado em um nível inferior.
Fumar uma vez por mês
Os benefícios do abandono do tabaco são quase imediatos. Após apenas 20 minutos de deixar de fumar, seu ritmo cardíaco cai. Dentro de 12 horas, o nível de monóxido de carbono em seu sangue cai ao normal. Dentro de 2-12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta. Dentro de 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5-15 anos, seu risco de derrame é reduzido para o de um não-fumante. Dentro de 10 anos, sua taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca da metade da de um fumante. Dentro de 15 anos, seu risco de doença cardíaca é o de um não-fumante. Se isso não for suficiente, aqui estão mais algumas razões!
5. O tabaco faz sua pele ficar enrugada, fazendo você parecer mais velho mais rápido. Fumar envelhece prematuramente a pele, desgastando as proteínas que dão elasticidade à pele, esgotando a vitamina A e restringindo o fluxo sanguíneo.
24. Um estudo descobriu que os fumantes queimam em média US$ 1,4 milhões em custos pessoais, incluindo gastos com cigarros, custos médicos e salários mais baixos causados pelo fumo e pela exposição ao fumo passivo.
Fumando 5 cigarros por dia por 10 anos
Se você fuma socialmente, pode fumar apenas um cigarro de vez em quando, especialmente quando está fora com amigos. É um equívoco comum que este tipo de fumo social é seguro, mas a verdade é que fumar qualquer número de cigarros ainda o coloca em risco de desenvolver as condições de saúde associadas ao fumo, incluindo doenças cardíacas, câncer pulmonar e até mesmo sintomas de depressão e ansiedade.
Os cigarros contêm mais de 7.000 produtos químicos. Quando você inala a fumaça de um cigarro sequer, essas toxinas entram na sua corrente sanguínea e podem começar a danificar seu coração e vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Um estudo descobriu que um grupo de pessoas cujo fumo era “vitalício” e “não diário” (fumando entre 11 e 60 cigarros por mês) tinha, em média, uma taxa de mortalidade 72% maior quando comparado com aqueles que nunca fumaram.
A fumaça em terceiro grau é composta de nicotina residual. Vestígios dela podem ser encontrados em superfícies como maçanetas de portas, tapetes e roupas, depois que alguém fuma por perto. Pesquisas relacionaram a fumaça da terceira mão a mais casos de câncer relacionados ao fumo e sugeriram que ela pode até danificar o DNA.
Quantos cigarros por dia é fumar pesado
Os pesquisadores analisaram o risco de morte por doenças respiratórias, tais como enfisema, bem como o risco de morte por doenças cardiovasculares. As pessoas que fumavam entre um e 10 cigarros por dia tinham mais de seis vezes o risco de morrer de doenças respiratórias do que nunca fumaram e cerca de uma vez e meia o risco de morrer de doenças cardiovasculares do que nunca fumaram.
Para entender melhor os efeitos do fumo de baixa intensidade na mortalidade por todas as causas e para causas específicas de morte, os cientistas analisaram dados sobre mais de 290.000 adultos no NIH-AARP Diet and Health Study. O tabagismo de baixa intensidade foi definido como 10 cigarros ou menos por dia. Todos os participantes tinham de 59 a 82 anos de idade no início do estudo.
Os participantes foram questionados sobre seu comportamento tabágico durante nove períodos de suas vidas, começando antes de completarem 15 anos até depois de completarem 70 anos (para os participantes mais velhos). Entre os fumantes atuais, 159 relataram fumar menos de um cigarro por dia consistentemente ao longo dos anos em que fumaram; quase 1.500 relataram fumar entre um e 10 cigarros por dia.