Como usar mtl?
Como usar mtl?
Contenidos
como utilizar o arquivo mtl em unidade
Um arquivo .mtl contém informações sobre as configurações de sombreamento e as texturas vinculadas. Ele é criado automaticamente quando você exporta um arquivo. O arquivo .obj contém informações como posições de vértices, faces, mapeamento uv. Basicamente, a representação 3D das malhas. Não é possível converter uma da outra, pois elas contêm conjuntos de dados diferentes. Você poderia, entretanto, importar o .obj para o Blender e então atribuir suas próprias texturas (ou talvez você possa encontrar as originais em algum lugar). As configurações do shader são muito básicas e você precisaria alterá-las de qualquer forma, como, por exemplo, não importaria como um bsdf de princípios, por exemplo. Dependendo da complexidade dos shaders, algumas características não seriam sequer portadas corretamente se você tivesse o .mtl…
como abrir o arquivo mtl
No seu caso, o objeto não é exportado corretamente. O objeto é um formato de arquivo legível por humanos, é fácil de encontrar o problema. Você pode verificar isto abrindo o arquivo em um editor de texto de sua escolha (sublime, gedit…).
Certifique-se de que os nomes dos arquivos de suas texturas estejam corretos e que não haja espaços brancos nos próprios caminhos. Em vez de apontar para o ‘caminho absoluto’, você também pode tentar o operador Blenders Find Missing Files. Para maiores informações sobre todas as possibilidades de obj’s leia este artigo da wikipedia.
A causa acabou sendo que criar um Nó Shader no Blender 2.8 material com Textura de Imagem > Saída de Material não foi suficiente para o Blender analisar o gráfico de fluxo para os detalhes da textura, e foi necessário criar o material assim:
como aplicar o arquivo mtl para obj
O arquivo Wavefront Material Template Library (MTL) é um arquivo companheiro para um ou mais arquivos Wavefront OBJ. Como o formato OBJ, o formato MTL foi usado e documentado pela Wavefront Technologies nos anos 90, em associação com seu software Advanced Visualizer. O arquivo MTL baseado em ASCII descreve as propriedades de aparência da superfície a ser aplicada a facetas poligonais ou a manchas curvas em formato livre definidas em um arquivo OBJ. O arquivo MTL é uma “biblioteca” que pode conter uma ou mais definições de material nomeadas, cada uma das quais pode especificar as características de cor, textura e reflexão. Por exemplo, a definição de um material pode especificar valores RGB para a refletividade difusa, ambiente e especular do material, juntamente com outras características, tais como índice de refração e transparência. Um arquivo OBJ se refere ao arquivo MTL em uma declaração mtllib e definições para objetos (poligonal ou forma livre) dentro do arquivo OBJ pode se referir a uma definição particular do material nomeado com uma declaração usemtl.
Um arquivo MTL contém uma seqüência de definições de material, cada uma começando com a palavra-chave newmtl e um nome para o material. As declarações em uma definição de material consistem em uma palavra-chave, seguida por opções, valores ou referências a arquivos suplementares para uso como mapas de textura. A definição do material termina ou no final do arquivo ou na próxima declaração newmtl. As declarações que definem as características do material podem estar em qualquer ordem. Um exemplo de uma definição de material é:
como utilizar a tradução da mtl
Tenho um modelo em Maya 2014 e exportei a geometria da cabeça como um OBJ para o Mudbox 2014 para pintura. Agora quero importar o trabalho que fiz de volta para Maya e aplicá-lo na cabeça do meu modelo, mas não consigo descobrir como importar o arquivo MTL e associá-lo à geometria do cabeçote. Esta é a abordagem correta?
Olá, estou tendo o mesmo problema com um modelo. Minha empresa comprou um modelo e recebeu uma obj e uma mtl. Eu importo o obj e ele não tem absolutamente nenhuma informação de textura e não consigo associar o mtl ao obj mesmo quando eu faço uma nova textura. Como foram dados em um único pacote (zip), eles já estão em uma pasta juntos, mas a importação não tem absolutamente nenhuma textura ou conotação de imagem e só usa lambert 1. Visualizando-o nas vistas texturizadas ou sombreadas e mudando as configurações como você recomendou, não mude nada porque ainda estou visualizando o lambert 1, que não está conectado de forma alguma ao arquivo mtl ou a qualquer imagem. A OP já encontrou uma solução? P.S. Estou usando o Maya 2019 em um computador Windows (10) se isso ajudar, e meu programador em seu próprio computador Windows está tendo exatamente o mesmo problema.