Fumar vape por semana faz mal
Fumar vape por semana faz mal
Contenidos
Vaping vs fumar
Em meio às muitas controvérsias sobre os efeitos do vaping na saúde, há uma coisa em que os especialistas em saúde pública concordam: Os cigarros eletrônicos são menos nocivos do que os cigarros normais. O tabaco mata até a metade de seus usuários, razão pela qual os cigarros são considerados o produto de consumo mais mortífero já introduzido no mercado. Mesmo com a incerteza sobre os riscos a longo prazo do vaping, os pesquisadores descobriram que os vapers estão expostos a menos toxinas e carcinógenos do que os fumantes de cigarros.
O número de pessoas que pensam que os cigarros eletrônicos representam um perigo semelhante ao dos cigarros convencionais está aumentando nos EUA, de acordo com uma nova pesquisa publicada esta semana na JAMA. Ela constatou que a porcentagem de adultos que disseram que os cigarros eletrônicos são menos nocivos que os cigarros combustíveis caiu de 29% para 26% entre 2017 e 2018. Enquanto isso, a porcentagem dos que acreditam que os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os cigarros aumentou, de 36% para 43%, no mesmo período.
A tendência se manteve mesmo entre os fumantes atuais e ex-fumantes – um grupo que poderia se beneficiar da mudança para o vaping. Isso é preocupante, disse Amy Nyman, principal autora do estudo e associada de pesquisa na Escola de Saúde Pública da Universidade do Estado da Geórgia, em uma declaração. “Fumantes que percebem riscos excessivos dos cigarros eletrônicos podem decidir não usá-los para parar de fumar e podem, em vez disso, continuar com seu hábito de fumar combustível”.
Vaping vs fumar no reino unido
Se você já pensou em tentar dar um pontapé no hábito de fumar, você não está sozinho. Quase 7 de 10 fumantes dizem que querem parar de fumar. Deixar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde – fumar prejudica quase todos os órgãos do seu corpo, inclusive o seu coração. Quase um terço das mortes por doenças cardíacas é o resultado do fumo e do fumo passivo.
Você pode se sentir tentado a recorrer aos cigarros eletrônicos (e-cigarettes, canetas vape e outros dispositivos de moldagem) como uma forma de facilitar a transição dos cigarros tradicionais para não fumar em absoluto. Mas será que fumar cigarros eletrônicos (também chamados de vaping) é melhor para você do que usar produtos de tabaco? Os e-cigarettes podem ajudá-lo a parar de fumar de uma vez por todas? Michael Blaha, M.D., M.P.H., diretor de pesquisa clínica do Johns Hopkins Ciccarone Center for the Prevention of Heart Disease, compartilha informações de saúde sobre o vaping.
E-cigarettes aquecem nicotina (extraída do tabaco), aromatizantes e outros produtos químicos para criar um aerossol que você inala. Os cigarros regulares de tabaco contêm 7.000 produtos químicos, muitos dos quais são tóxicos. Embora não saibamos exatamente quais produtos químicos estão nos cigarros eletrônicos, Blaha diz “quase não há dúvida de que eles o expõem a menos produtos químicos tóxicos do que os cigarros tradicionais”.
Efeitos a longo prazo do vaping
O termo “vaping” pode levá-lo a acreditar que a fumaça do e-cigarette é simplesmente vapor de água, mas não é esse o caso. O aerossol de e-cigarette contém um coquetel de nicotina, metais tóxicos, propilenoglicol e glicerol, aromatizantes e outros produtos químicos que podem chegar às profundezas dos pulmões. Algumas dessas substâncias são suspeitas de causar câncer, e algumas estão ligadas a outras doenças pulmonares (como lesões pulmonares agudas) que colocaram várias pessoas em unidades de terapia intensiva (UTIs) com insuficiência respiratória.
Os cigarros eletrônicos não queimam tabaco, por isso são comercializados como contendo menos produtos químicos tóxicos que os cigarros normais (e como uma alternativa mais segura). No entanto, isto não é verdade. A curto prazo, o vaping tem causado lesões pulmonares agudas e insuficiência respiratória, o que é algo não atribuído ao uso regular do cigarro.
Pesquisadores também relataram que em estudos com animais, a fumaça do vapê causou câncer em ratos. Por causa disso, as comunidades médicas e científicas estão muito preocupadas com o que podemos ver nos próximos 10-15 anos à medida que a exposição e as lesões pulmonares relacionadas aumentam.
Efeitos da moldagem nos pulmões
E-cigarettes são dispositivos para fumantes movidos a bateria. Eles têm cartuchos cheios com um líquido que normalmente contém nicotina, flavorizantes e produtos químicos. O líquido é aquecido em um vapor, que a pessoa inala. É por isso que o uso de e-cigarettes é chamado de “vaping”.
Existem diferentes tipos de e-cigarettes. Mas muitas pessoas usam o Juul. Este e-cigarette parece um pen drive e pode ser carregado na porta USB de um laptop. Ele produz menos fumaça do que outros e-cigarettes, por isso alguns adolescentes os usam para vapear em casa e na escola. Os níveis de nicotina da cápsula Juul são os mesmos de um maço cheio de cigarros.
A maioria dos cigarros eletrônicos tem nicotina. Mesmo aqueles que não têm produtos químicos. Esses produtos químicos podem irritar e danificar os pulmões. Os efeitos a longo prazo dos cigarros eletrônicos que não têm nicotina não são conhecidos.
Riscos cerebrais: A nicotina afeta o desenvolvimento de seu cérebro. Isto pode tornar mais difícil a aprendizagem e a concentração. Algumas mudanças no cérebro são permanentes e podem afetar seu humor e sua capacidade de controlar seus impulsos como adulto.