Quem toma remédio para pressão alta pode tomar vinho?
Quem toma remédio para pressão alta pode tomar vinho?
Contenidos
O melhor álcool para hipertensão arterial
Revisado clinicamente por Leigh Ann Anderson, PharmD. Última atualização em 23 de novembro de 2019. Muitos de nós combinamos o álcool com nossos medicamentos para o coração. Mas você pode beber com segurança álcool com medicamentos para a pressão alta ou outros medicamentos para o coração? Esta é uma pergunta de interação medicamentosa que você pode fazer a seu médico ou farmacêutico porque o uso de medicamentos para o coração é tão comum. Vamos olhar mais de perto.
Em um estudo, Breslow e colegas relataram que, de aproximadamente 17.000 bebedores, os medicamentos para o coração eram a classe de medicamentos com a maior porcentagem de possíveis interações com o álcool, cerca de 24%. As interações entre álcool e remédios para pressão arterial constituíam uma grande porcentagem deste grupo.
O álcool em si pode também baixar a própria pressão arterial em alguns pacientes. Teoricamente, um medicamento para a pressão alta e o consumo de álcool podem piorar a pressão arterial baixa e levar a efeitos colaterais como tontura, vertigem, sonolência, desmaio ou queda.
Quando você mistura álcool com medicamentos para pressão arterial, por exemplo, vasodilatadores e bloqueadores alfa, você pode experimentar uma ortostatismo, que é a baixa pressão arterial que ocorre quando você se levanta de uma posição sentada ou deitada. Estes efeitos podem ser piores no início do tratamento. A ortostatismo pode levar a uma queda e possível lesão, e é uma séria preocupação em pacientes mais velhos.
Melhor medicação para pressão sanguínea para alcoólicos
Os estudos científicos, a mídia e até mesmo alguns médicos falam sobre os benefícios do vinho tinto para a saúde do coração. Mas se o controle da pressão arterial é importante para você, considere isto na próxima vez que levantar seu copo: Um novo estudo publicado on-line na Circulation Research sugere que o vinho tinto sem álcool pode ser melhor para baixar a pressão arterial do que o vinho tinto comum. Antioxidantes poderosos no vinho tinto chamados polifenóis podem ser mais eficazes quando não há álcool para interferir com eles.
No vinho há verdade, disse Plínio, o Ancião, no primeiro século d.C. Uma verdade sobre o vinho tinto é que muito pode aumentar a pressão arterial e aumentar os riscos de câncer, doenças hepáticas e acidentes de carro se você se colocar atrás do volante depois de beber.
Com moderação, no entanto, beber vinho tinto aumenta o HDL (colesterol “bom”). Ele também protege contra danos nas artérias, o que pode reduzir a pressão arterial e ajudar a prevenir doenças cardíacas. Os polifenóis, em particular, podem proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração. Mas a maioria dos estudos sobre os antioxidantes do vinho tinto foram realizados em animais, e não foram capazes de separar a contribuição do álcool.
Você pode beber álcool enquanto toma remédio para a pressão sanguínea
Você deve sempre consultar seu médico para saber se é seguro beber álcool se você estiver sob medicação. Dependendo do que você toma e de sua condição, o álcool pode tornar alguns remédios ineficazes e pode até levar a conseqüências perigosas para a saúde.
Entretanto, para alguns medicamentos, não há problema em beber dentro das diretrizes de baixo risco dos Chief Medical Officers do Reino Unido. Isto significa não mais que 14 unidades por semana, seja homem ou mulher, distribuídas uniformemente ao longo de três ou mais dias.
Você não deve beber álcool com certos tipos de antibióticos, como metronidazol e tinidazol. Isto porque eles podem interferir com a quebra do álcool, levando a sérios efeitos colaterais, incluindo náuseas, vômitos, rubor da pele, aceleração do ritmo cardíaco, tontura ou sonolência. Outros antibióticos que também interagem com o álcool são linezolida e doxiciclina, portanto, tome especial cuidado se estes forem prescritos.1
Beber pequenas quantidades de álcool com analgésicos que podem ser comprados no balcão, tais como paracetamol e ibuprofeno, é pouco provável que cause qualquer problema. Entretanto, o álcool deve ser evitado apenas com analgésicos receitados, tais como tramadol, gabapentina e codeína.
Quanto tempo devo esperar para beber álcool depois de tomar os remédios
Estudos demonstraram uma ligação entre álcool e hipertensão, ou hipertensão arterial. A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue contra as paredes das artérias se torna mais alta do que o normal. Há evidências de que a redução da ingestão de álcool pode ajudar a reduzir a pressão arterial naqueles que sofrem de hipertensão e até mesmo impedir seu desenvolvimento.
Se você tem pressão arterial alta, é importante discutir qualquer fator de risco com seu provedor de saúde, incluindo o consumo de álcool. Este artigo explica a conexão entre álcool e hipertensão, explora os efeitos de diferentes tipos de álcool e discute o consumo seguro de álcool.
Um estudo de 2018, ecoado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), concluiu que nenhuma quantidade de álcool é segura para consumo, pois o álcool leva à perda de uma vida saudável. Beber com freqüência ou beber uma grande quantidade de álcool em um pequeno período de tempo pode levar a problemas de saúde.
Estudos mais antigos haviam mostrado benefícios potenciais do consumo moderado de vinho tinto, mas mais recentemente foi provado que nenhum nível de consumo de álcool é considerado seguro, ou pode reduzir o risco de hipertensão.