O que é liquefação exemplo?
O que é liquefação exemplo?
Contenidos
exemplo de tremor de terra
O solo é essencial para que um edifício permaneça estável; ele funciona de forma semelhante ao pé de uma pessoa, e a fundação do edifício funciona de forma semelhante ao esqueleto de um humano. Entretanto, na natureza, qualquer desbalanceamento ocorre como resultado do deslocamento da placa tectônica, como mostram as perturbações nas camadas do solo. A liquefação é um fenômeno significativo de distúrbios nas camadas do solo causados por terremotos.
A liquefação ocorre quando os solos saturados e sem coesão perdem força como resultado do aumento da pressão da água nos poros e, portanto, diminuem as tensões efetivas causadas pelo empacotamento sísmico. Devido ao movimento sísmico do solo e alguma outra vibração dinâmica, a liquefação reduz a rigidez e a dureza dos solos. A liquefação ocorre em campos saturados, onde a água preenche inteiramente a lacuna entre as partículas individuais. Esta água exerce uma força sobre as partículas do solo, afetando o quão apertadas as partículas são empacotadas juntas.
O fenômeno da liquefação de depósitos de areia saturada é uma das causas mais drásticas de danos estruturais durante os terremotos. Se o solo estiver úmido e em grande parte incapaz de drenar durante o tremor, a areia solta continua a se contrair sob a carga cíclica exercida pelo tremor de terra, o que pode deslocar a tensão normal da matriz de areia para a água do poro. Como resultado, a tensão bem sucedida que confina a tensão dentro do solo diminui, resultando em uma falta de força e rigidez que leva a deformações do depósito do solo.
exemplo de subsidência
A liquefação é um fenômeno no qual o solo debaixo de um edifício pode se tornar instável devido a movimentos violentos do solo, como terremotos ou explosões de construção. O termo é amplamente utilizado no setor de seguros, uma vez que a liquefação pode causar grandes danos aos edifícios e à infra-estrutura de serviços públicos, resultando em reclamações de seguros.
A liquefação é um entre muitos fatores de risco que construtores, proprietários e companhias de seguros devem considerar ao tomar decisões de subscrição. Ela se refere à instabilidade do solo e pode ser causada por vários fatores, como o influxo de água sob o solo ou um choque repentino causado por terremotos ou atividades humanas. Se o solo de uma determinada região sofrer liquefação, ele pode se tornar incapaz de suportar o peso de suas estruturas. Nesse cenário, essas estruturas podem sofrer danos graves, ou mesmo desabar completamente no solo.
Em alguns casos, um edifício pode resistir a um choque severo, como um terremoto, para depois ser destruído pela liquefação. Por estas razões, os riscos de liquefação devem ser revelados quando a propriedade imobiliária é vendida, para que o comprador seja conscientizado deste importante risco de propriedade. Pesquisas de terrenos, tais como as produzidas pelo Levantamento Geológico dos Estados Unidos, também podem fornecer uma visão do nível de risco de liquefação para uma determinada região.
efeitos da liquefação
Ocorre tanto naturalmente quanto artificialmente. Como exemplo deste último, uma “grande aplicação comercial da liquefação é a liquefação do ar para permitir a separação dos constituintes, tais como oxigênio, nitrogênio e os gases nobres”[4].
Em geologia, a liquefação do solo refere-se ao processo pelo qual sedimentos saturados e não consolidados são transformados em uma substância que age como um líquido, muitas vezes em um terremoto [6].[7] A liquefação do solo foi culpada por colapsos de edifícios na cidade de Palu, Indonésia, em outubro de 2018 [8].
Em física e química, as transições de fase de sólido e gás para líquido (derretimento e condensação, respectivamente) podem ser referidas como liquefação. O ponto de fusão (às vezes chamado de ponto de liquefação) é a temperatura e a pressão em que um sólido se torna líquido. Em situações comerciais e industriais, o processo de condensação de um gás em líquido é às vezes chamado de liquefação de gases.
definição de terremoto de liquefação
A liquefação é um fenômeno no qual a força e a rigidez de um solo é reduzida pelo tremor de terra ou outra carga rápida. A liquefação ocorre quando as vibrações das ondas sísmicas aumentam a pressão da água entre os grãos do solo, transformando o solo, uma vez coeso, em uma lama!
É mais provável que a liquefação ocorra em solos granulares soltos a moderadamente saturados com drenagem deficiente, tais como areias sedimentares ou areias e cascalhos. Se a pressão da água entre os grãos do solo for suficientemente grande, terá o efeito de manter as partículas separadas e de produzir uma condição que é praticamente equivalente à das areias movediças.
A liquefação e fenômenos relacionados têm sido responsáveis por enormes quantidades de danos em terremotos históricos ao redor do mundo. Os códigos de construção em muitos países exigem que os engenheiros considerem os efeitos da liquefação do solo no projeto de novas construções e infra-estrutura, tais como pontes, barragens de aterro e estruturas de retenção.