Efeitos manuais de propilenoglicol
Efeitos manuais de propilenoglicol
Contenidos
Que medicações orais contêm propilenoglicol
OBJETIVOS O propilenoglicol (PG) (1-2 propanodiol; CAS No 57-55-6) é um composto de baixa toxicidade amplamente utilizado como aditivo alimentar, em preparações farmacêuticas, em cosméticos e no local de trabalho – por exemplo, tintas à base de água, fluidos de degelo e líquidos de resfriamento. A exposição à névoa de PG pode ocorrer a partir de geradores de fumaça em discotecas, teatros e treinamentos de emergência em aviação. O propilenoglicol pode causar alergia de contato, mas há poucas informações sobre os efeitos da exposição ocupacional ao PG sobre a saúde.
MÉTODOS Voluntários não-asmáticos (n=27) foram expostos em um simulador de aeronave à névoa de PG durante mais de 1 minuto, durante condições realistas de treinamento. A concentração média geométrica de PG foi de 309 mg/m3 (faixa 176-851 mg/m3), com as maiores concentrações à tarde. A investigação médica foi realizada tanto antes como depois da exposição (dentro de 15 minutos). Incluiu uma estimativa do tempo de ruptura da estabilidade do filme lacrimal, patência nasal por rinometria acústica, espirometria dinâmica e um questionário médico sobre os sintomas administrado.
Que medicamentos contêm propilenoglicol
Em contraste com o etilenoglicol, uma potente causa de toxicidade aguda em humanos, o propilenoglicol é um aditivo “geralmente reconhecido como seguro” (GRAS) para alimentos e medicamentos. O propilenoglicol raramente causa efeitos tóxicos e, em seguida, somente em circunstâncias muito incomuns.
As concentrações em alimentos variam de <0,001% em ovos e sopas a cerca de 15% em alguns condimentos e aromatizantes. O propilenoglicol é um aditivo aprovado pela FDA para rações dietéticas militares (Agency for Toxic Substances and Disease Registry 1997).
Na população em geral, a exposição ao propilenoglicol ocorre principalmente por ingestão de alimentos e medicamentos e por contato dérmico com cosméticos ou medicamentos tópicos. O propilenoglicol é utilizado como solvente em cosméticos e produtos farmacêuticos, em vários formatos
Não é provável que o uso normal desses produtos tenha efeitos adversos à saúde. Entretanto, o uso pesado de medicamentos injetáveis com propilenoglicol (Louis, Kutt et al. 1967; Seay, Graves et al. 1997; Yorgin, Theodorou et al. 1997; Wilson, Reardon et al. 2000), ou a aplicação tópica prolongada e extensa em pele comprometida, como queimaduras (Peleg, Bar-Oz et al. 1998), tem causado níveis excessivos de propilenoglicol no corpo.
Efeitos colaterais do propilenoglicol
O polietilenoglicol 3350 é usado para tratar constipação ocasional. O polietilenoglicol 3350 está em uma classe de medicamentos chamada laxantes osmóticos. Ele funciona fazendo com que a água seja retida com as fezes. Isto aumenta o número de movimentos intestinais e amolece as fezes para que seja mais fácil de passar. Como este medicamento deve ser usado?
O polietilenoglicol 3350 vem como um pó para ser misturado com um líquido e tomado por via oral. Geralmente é tomado uma vez por dia, conforme a necessidade, por até 2 semanas. Siga cuidadosamente as instruções em sua etiqueta de prescrição e peça ao seu médico ou farmacêutico para explicar qualquer parte que não entenda. Tomar o polietilenoglicol 3350 exatamente como indicado. O polietilenoglicol 3350 pode ser formador de hábitos. Não tome uma dose maior, tome com mais freqüência ou por um período de tempo maior do que o que seu médico lhe disser, pode levar de 2 a 4 dias para que o polietilenoglicol 3350 produza um movimento intestinal, para usar o pó, siga estes passos:
Coma uma dieta bem balanceada que inclua alimentos ricos em fibras, como farelo não processado, pão integral e frutas e vegetais frescos. Beba bastante líquido e faça exercícios regularmente. O que devo fazer se esquecer uma dose?
Tratamento da toxicidade do propileno glicol
O propilenoglicol e o etilenoglicol têm propriedades físicas e usos semelhantes. Suas estruturas químicas diferem por apenas um grupo metílico (etilenoglicol = HOCH2CH2OH; propilenoglicol = CH3CH[OH]CH2OH).
Topo da páginaFontes de ExposiçãoNa população em geral, a exposição ao propilenoglicol ocorre principalmente através da ingestão de alimentos e medicamentos e através do contato da pele com cosméticos ou medicamentos tópicos. O propilenoglicol é usado como solvente em cosméticos e produtos farmacêuticos, em vários
Não é provável que o uso normal desses produtos tenha efeitos adversos à saúde. Entretanto, o uso pesado de medicamentos injetáveis com propilenoglicol tem causado níveis excessivos de propilenoglicol no corpo (Horinek et al. 2009; Louis et al. 1967; Neale et al. 2005; Seay et al. 1997; Wilson et al. 2000; Yorgin et al. 1997; Zar et al. 2007; Zosel et al. 2010). A aplicação tópica prolongada e extensa sobre pele comprometida, como queimaduras, também causou níveis excessivos de propilenoglicol (Peleg et al. 1998).