É proibido vender cigarro no brasil?
É proibido vender cigarro no brasil?
Contenidos
mascar tabaco no brasil
O fumo é completamente proibido em muitos lugares públicos e locais de trabalho, tais como estabelecimentos de saúde, educacionais e governamentais e nos transportes públicos. A lei, entretanto, permite o estabelecimento de áreas ou espaços para fumantes em aeroportos, hotéis com 30 ou mais quartos, e restaurantes com capacidade para 30 ou mais pessoas. Com relação aos locais ao ar livre, auditórios abertos, estádios, estações ferroviárias, pontos de ônibus/postos são livres de fumaça. As jurisdições subnacionais podem promulgar leis antifumo mais rigorosas do que a lei nacional.
As advertências sanitárias são pictóricas e de texto; cobrem 85% dos painéis frontal e posterior da embalagem do produto de tabaco paralelamente à borda superior; e são giradas a cada 12 meses. Embalagens e rótulos enganosos, incluindo termos como “light”, “baixo alcatrão” e outros sinais, são proibidos.
A lei não concede autoridade para regulamentar o conteúdo dos cigarros. A lei não exige que os fabricantes e importadores revelem às autoridades governamentais informações sobre o conteúdo e emissões de seus produtos.
legislação sobre cigarros
No entanto, seu tamanho real carece de clareza. Várias metodologias e atores têm tentado fazê-lo nos últimos anos, com deficiências significativas relacionadas a questões de dados e ao contexto brasileiro. Os resultados têm variado muito, não apenas devido a diferentes metodologias e preferências analíticas, mas também devido aos interesses particulares da indústria do tabaco. No entanto, todas as estimativas confirmam que as quotas de mercado ilícitas têm aumentado apesar da queda da prevalência do tabagismo, algo também sugerido pela dissociação entre prevalência e receitas fiscais relacionadas ao tabaco.4 6
No Brasil, o comércio ilícito é facilitado pela grande fronteira terrestre internacional, com pouca vigilância e infra-estrutura escassa: os controles são feitos por amostragem aleatória.12 O Brasil faz fronteira com dez países, distribuídos em 11 estados da federação. De acordo com relatórios da indústria do tabaco, todas estas regiões são potenciais pontos de contrabando, as fronteiras paraguaias são claramente as mais movimentadas, dada a aparente facilidade que os contrabandistas enfrentam para adquirir produtos naquele país.6
cigarros no canadá
Utilizamos dados sobre o acesso dos jovens à compra de cigarros que foram obtidos através de uma pesquisa nacional realizada em 2015 entre estudantes de 13-17 anos de idade. Estimamos proporções simples de tentativas de compra de cigarros, sucesso de tentativas, compra de cigarros regularmente e compra de cigarros regularmente em uma loja ou bar. Todas as estimativas foram estratificadas por sexo, faixa etária e macrorregião brasileira. A diferença absoluta bruta e a diferença absoluta ajustada na proporção de fumantes em cada categoria por variável de interesse foram analisadas por um modelo linear generalizado com distribuição binomial e função de link de identidade.
Aproximadamente 7 em cada 10 adolescentes fumantes tentaram comprar cigarros pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa. Destes, aproximadamente 9 em cada 10 foram bem-sucedidos, e indivíduos entre 16-17 anos de idade (vs. aqueles entre 13-15 anos) foram menos frequentemente impedidos de comprar cigarros (diferença absoluta ajustada, 8,1%; p ≤ 0,05). Aproximadamente 45% de todos os fumantes de 13-17 anos de idade no Brasil relataram comprar seus próprios cigarros regularmente sem serem impedidos de fazê-lo e, desses, 80% relataram comprá-los em uma loja ou bar (vs. de um vendedor ambulante).
produção de tabaco no brasil
É proibido fumar em quase todos os locais públicos fechados e em locais de trabalho fechados com mais de um trabalhador. É proibido fumar em aeronaves e veículos de transporte público. As jurisdições subnacionais estão autorizadas a decretar leis mais rígidas contra o fumo.
É proibida a publicidade e promoção do tabaco, com uma única isenção concedida para a exposição dos produtos no ponto de venda. Há algumas restrições ao patrocínio do tabaco e à publicidade de tal patrocínio.
A lei exige a exibição de um conjunto de nove advertências pictóricas de saúde cobrindo 100% da parte de trás das embalagens. As advertências devem ser rotativas. Um texto adicional de advertência deve cobrir 30% da parte inferior da frente das embalagens, e uma declaração qualitativa dos componentes e das emissões deve cobrir 75% de um lado lateral. Termos enganosos são proibidos nas embalagens de tabaco, mas outras embalagens enganosas (por exemplo, cores, números) não são proibidas.
A lei regula o conteúdo específico dos cigarros, incluindo a restrição de açúcares e adoçantes e ingredientes que facilitam a absorção da nicotina; e a proibição do mentol, menta e hortelã; especiarias e ervas; outros aromatizantes; ingredientes que criam a impressão de benefícios à saúde; e ingredientes associados à energia e vitalidade. A lei exige que fabricantes e importadores revelem às autoridades governamentais informações sobre o conteúdo e emissões de seus produtos.