Causando dor de garganta
Causando dor de garganta
Contenidos
Sintomas de infecção na garganta
Há também produtos como pastilhas medicinais e sprays vendidos em farmácias que você pode querer experimentar. Não há muitas evidências científicas que sugiram que eles ajudem, embora algumas pessoas achem que valha a pena usá-los.
Os antibióticos geralmente não são prescritos para uma dor de garganta, mesmo que seja causada por uma infecção bacteriana, pois é improvável que eles façam você se sentir melhor mais rapidamente e podem ter efeitos colaterais desagradáveis.
Se você tiver uma dor de garganta persistente (que dura de três a quatro semanas), você deve consultar seu médico de clínica geral que poderá encaminhá-lo para outros testes. Isto porque sua dor de garganta pode ser um sintoma de uma condição mais grave. Algumas possibilidades são descritas abaixo.
A bactéria ou vírus que causa uma dor de garganta é geralmente capturada por outra pessoa que já está infectada. Por exemplo, o resfriado comum é espalhado através de pequenas gotas de líquido que contêm o vírus do resfriado, lançado no ar quando alguém tosse, espirra ou fala.
Estudos recentes mostram que as complicações de uma dor de garganta são incomuns e geralmente não são graves. Uma prescrição retardada de antibióticos parece ser tão eficaz quanto uma prescrição imediata na redução de complicações.
Dor de garganta ao engolir
Dor de garganta, também conhecida como dor de garganta, é dor ou irritação da garganta. Outras causas incluem faringite (inflamação da garganta), amigdalite (inflamação das amígdalas), ou desidratação, que leva à secagem da garganta. Também pode resultar de trauma. A maioria das dores de garganta é causada por um vírus, para o qual os antibióticos não são úteis [1]. [2] Foi demonstrada uma forte associação entre o mau uso de antibióticos e a resistência aos mesmos.
Para a dor de garganta causada por bactérias (GAS), o tratamento com antibióticos pode ajudar a pessoa a melhorar mais rapidamente, reduzir o risco de que a infecção bacteriana se propague, prevenir abscessos retrofaríngeos e quínicos e reduzir o risco de outras complicações como febre reumática e doença cardíaca reumática[1]. Na maioria dos países desenvolvidos, as doenças pósstreptococais tornaram-se muito menos comuns. Por esta razão, a conscientização e as iniciativas de saúde pública para promover a minimização do uso de antibióticos para infecções virais tornaram-se o foco [1].
Dor de garganta sem febre
As dores de garganta são comuns e não costumam ser sérias. A maioria das pessoas terá pelo menos 2 ou 3 a cada ano. Crianças e adolescentes são mais propensos a sofrer de dor de garganta do que os adultos. A maioria das dores de garganta desaparece após alguns dias sem a necessidade de tratamento médico. Após uma semana, quase 9 em cada 10 pessoas ficarão bem novamente. SintomasAs dores de garganta são comuns e não costumam ser graves, sendo geralmente um sintoma de infecção viral. A maioria das dores de garganta são causadas por um vírus, portanto os antibióticos não vão ajudar. Os sintomas incluem: Pode ser que você tenha o nariz escorrendo ou entupido, espirros, febre e tosse com cócegas. Às vezes, sua voz pode ficar rouca.
CausasA maior parte das dores de garganta são causadas por um vírus. Os vírus causam amigdalite e laringite. Às vezes, as dores de garganta podem ser causadas por bactérias (estreptococos). Com infecções bacterianas, você geralmente se sentirá mais doente e levará mais tempo para ficar melhor. Seu sistema imunológico pode limpar a garganta dos estreptococos ou você pode precisar de um antibiótico. TratamentoSobre 8 em cada 10 dores de garganta, você se sentirá melhor sem antibióticos. Para crianças menores, um cubo de gelo ou um cubo de suco congelado pode ser um alívio para sugar. Fale com seu farmacêutico para obter conselhos sobre como aliviar a dor de garganta de seu filho. Para ajudar a aliviar a dor e o desconforto de uma dor de garganta, pode ajudar a usar: Você pode comprá-los em um supermercado ou em um farmacêutico sem receita médica. Isto porque os antibióticos geralmente não aliviam a dor ou ajudam a aliviar seus sintomas. Eles também não vão acelerar sua recuperação. Seu GP só os prescreverá se acharem que você tem uma infecção bacteriana.
Garganta estreptocada
Menos de 1 em cada 3 dores de garganta é causada por uma infecção bacteriana. Algumas dores de garganta são causadas pela bactéria Strepococcus pyogenes. Isso às vezes é chamado de estreptococos na garganta. Se as bactérias são a causa, você tende a ficar muito indisposto e sua infecção parece piorar muito. Se a dor de garganta for causada por bactérias, você pode se beneficiar dos antibióticos.
Eles olharão para a garganta com uma tocha e sentirão o pescoço por glândulas inchadas. Eles podem tirar um cotonete da garganta para determinar a causa da infecção. Os esfregaços podem testar uma série de vírus e bactérias.
Não há maneira de curar uma dor de garganta causada por um vírus. A dor de garganta deve se limpar em 5 a 7 dias. Enquanto isso, é possível aliviar os sintomas tomando medicação para aliviar a dor. Adultos e crianças maiores de 1 mês podem tomar paracetamol, e adultos e crianças maiores de 3 meses podem tomar ibuprofeno. Não dê aspirina a crianças menores de 16 anos.
A Comissão Australiana de Segurança e Qualidade na Assistência à Saúde (a Comissão) desenvolveu um guia que pode ser usado com seu médico para ajudá-lo a decidir se deve usar antibióticos quando você ou seu filho tem dor de garganta.