A nicotina estraga
A nicotina estraga
Contenidos
Está se preparando mal para sua saúde
LONDRES (Reuters) – Desde que ele abandonou o Marlboro Lights há cinco anos, a goma de nicotina com sabor de fruta que vem em tiras de pop-out puro. Ele passa por 12 a 15 peças por dia e diz que tem “pacotes do material” escondidos por toda parte. Mas ele não se vê como um viciado em nicotina.
Como muitas pessoas, Daniel acredita que a goma de nicotina é muito menos prejudicial para ele do que fumar. Médicos de todo o mundo concordam. Ao deixar de fumar, eles dizem, Daniel removeu pelo menos 90% dos riscos à saúde de seu hábito.
Mesmo assim, a possibilidade de que as pessoas possam ser viciadas em nicotina, mas não morrer dela, está no centro de um debate crescente na comunidade científica. Os cientistas não duvidam que a nicotina seja viciante, mas alguns se perguntam se uma dose diária poderia ser tão benigna quanto a cafeína que muitos de nós recebemos de um café da manhã.
É um debate que tem sido agravado pela crescente popularidade dos cigarros eletrônicos – engenhocas sem tabaco que as pessoas usam para inalar o vapor de nicotina, o que tem ajudado algumas pessoas a parar de fumar. A idéia da nicotina como relativamente benigna vai contra a imagem negativa da droga que se acumulou ao longo das décadas quando o fumo cresceu e se tornou uma ameaça incontestável à saúde.
Tabaco sem fumo
“Os cigarros eletrônicos são o mais seguro que você pode conseguir. Sabemos sobre os riscos à saúde da nicotina a partir de estudos na Suécia sobre o uso de snus, um tabaco sem fumo. A nicotina não é o que te mata quando você fuma tabaco. Os cigarros eletrônicos são provavelmente tão seguros quanto beber café. Tudo o que eles contêm é vapor de água, nicotina e propilenoglicol [que é usado para ajudar a vaporizar a nicotina líquida]”. Professor Robert West 2013
“A nicotina em si não é uma droga particularmente perigosa”, diz o Professor John Britton, que lidera o grupo consultivo sobre tabaco para o Royal College of Physicians. “É algo a par dos efeitos que se obtêm da cafeína”. Professor John Britton Chair Tobacco Advisory Group Royal College of Physicians (2013)
Em 2006, antes da popularização dos e-cigarettes, passei um sabático de sete meses na Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde, em Lyon, na França. Um colega sênior de lá havia trabalhado anteriormente para uma grande empresa farmacêutica na vanguarda da terapia de reposição de nicotina (NRT). Ela e eu tivemos muitas discussões sobre a segurança da NRT e sua eficácia em ajudar as pessoas a pararem de fumar (que no mundo real, fora dos contextos apoiados profissionalmente – que muito poucos fumantes estão interessados em frequentar – é bastante pobre).
Mancha nos dentes de moldagem
Suco de vape ou e-liquido é a substância que você conhece e ama que é atomizada por seu dispositivo de moldagem para fornecer sabor delicioso e, claro, nicotina. A maioria das quais, incluindo nossa própria linha LiQuid, são feitas usando uma combinação de quatro ingredientes:
A resposta para “o suco vape fica ruim” é tecnicamente sim – mas não da maneira que você poderia esperar, você não encontrará o típico bolor ou odor ruim como poderia encontrar com alimentos podres, na verdade, os ingredientes líquidos eletrônicos podem ser microbiologicamente estáveis por até dez anos se armazenados corretamente, mas isso não quer dizer que teria um sabor muito agradável se você tivesse um líquido eletrônico após tanto tempo.
Embora todos os varejistas de suco vape respeitáveis incluam um prazo de validade ou produzido em data na garrafa, mas se não estiver com bolor, você pode perguntar “como posso identificar o e-liquido que começou a ir além do ponto em que eu gostaria de consumi-lo”? Exploraremos os sinais do tell-tale abaixo.
Estes fatores variam desde os componentes que compõem um concentrado de sabor usado em uma receita de e-liquido, até a qualidade dos materiais de base PG e VG, e até mesmo o conteúdo de nicotina. A forma como você armazena seu e-liquido também tem um papel importante na preservação de sua qualidade.
Charutos & cigarrilhas
E uma boa pergunta a esse respeito. Ninguém quer vapear um mau e-juice. Não só a própria experiência de vaping está fadada a ser comprometida, mas você nunca sabe o que está entrando em seu corpo quando o suco já ultrapassou seu prazo de validade.
No caso do suco vape, o e-liquido contém vários ingredientes à base de alimentos que não são destinados a durar para sempre – se pudessem, isso provavelmente não seria um produto seguro para entrar em seu corpo.
O problema das datas de validade do vape é que, assim como no caso de produtos alimentícios, a data é apenas uma estimativa do tempo em que o conteúdo dentro da garrafa não tem mais a mesma qualidade garantida do tempo em que o e-liquido foi comprado.
Normalmente, o prazo de validade da maioria dos e-líquidos varia entre um e dois anos a partir da data de fabricação. E isto se deve aos constituintes presentes no suco – em particular, VG, PG, e nicotina.
Estes três componentes importantes – que em grande parte compõem cada e-liquido (além do aroma) – têm um prazo de validade estabelecido de cerca de dois anos. E isto desde que sejam armazenados nas condições corretas.